O que são saltos de desenvolvimento?

Sabe aquele momento que seu bebê de uma hora para outra, começa a acordar mais vezes durante a noite, parece estar mais irritado, querendo mamar mais, e algumas vezes regredindo em hábitos que já estavam estabelecidos? Isso é mais comum do que parece e seu pequenino pode estar passando por um Salto de Desenvolvimento e ele não será o único. Ao longo do primeiro e segundo ano de vida seu bebê irá passar por diversos saltos, saber identifica-los, é o primeiro passo para passar essa fase com mais tranquilidade.

Basicamente Saltos de Desenvolvimento são novas habilidades que seu bebê adquiri ao longo dos primeiros meses de vida. Essas novas habilidades são naturais e muito importantes para o crescimento e aprendizado do bebê. Mas como nem tudo são flores, essas fases podem trazer um pouco de incomodo para seus pequenos e desesperos para os pais, principalmente, os de primeira viagem.

É importante ressaltar que cada bebê tem seu próprio ritmo, alguns bebês podem sentir mais que outros os efeitos dos saltos de desenvolvimento, alguns, até mesmo, podem não sentir os efeitos de algum dos saltos. Você deve sempre ficar atenta(o) aos sinais que seu bebê transmite e nunca comparar o seu bebê com os outros.

O que são Habilidades?

Os saltos estão diretamente ligados as novas habilidades que o seu bebê adquiri, com por exemplo; começar a segurar um objeto, rolar, expressar seus primeiros barulhos, enxergar melhor, dar os braços, e muito mais.

Essas mudanças acarretam grandes alterações nas sensações e sentimentos até então desconhecidos pelos bebês, e eles não entendem por que essas novas habilidades estão ocorrendo, tão pouco como controlá-las.

Como identificar os saltos de desenvolvimento?

Quando seu bebê começar a agir de forma diferente e você descartou problemas como; febre, cólica, alguma dorzinha pelo corpo, dor de ouvido, gazes, a ida ao pediatra está tudo bem e dentro da normalidade, com certeza, pode começar a suspeitar que seu bebê está passando por um salto de desenvolvimento.

Quanto tempo dura um salto de desenvolviemnto?

Normalmente os saltos duram de uma semana a quatro semanas. Mas isso pode variar de bebê para bebê.

Quando os saltos de desenvolvimento ocorrem?

1º mês

Normalmente entre:

4 ½ – 5 ½  semanas

Sensações e as Paisagens

O bebê sofre um rápido amadurecimento em seu metabolismo, órgão internos e sentidos. Sua visão melhora, ele consegue ver padrões em branco e preto e passa a se interessar mais pelo ambiente a sua volta.

2º meses

Normalmente entre: 

7 ½ – 9 ½  semanas

Compreendendo os padrões

A visão passa a ficar mais desenvolvida, o bebê já é capaz de compreender melhor os padrões e fixar o olhar em figuras

3º meses

Normalmente entre: 

11 ½ – 12 ½  semanas

Aprimorando suas habilidades

Seu bebê já consegue se virar quando ouve sons altos, além de conseguir ver um objeto com mais claramente e em distâncias maiores, antes ele só enxergava vultos em preto e branco. Seu pescocinho está ainda mais durinho, ele já pode levar a mão na boca.

4º meses

Normalmente entre: 

14 ½ – 19 ½  semanas

Eventos

Esse é um dos saltos mais longos (dura de 4 a 6 semanas), além de ser um dos saltos mais perceptíveis. Agora ele consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo, coloca-lo na boca e passa-lo de uma mão para outra. Poderá tirar um pano do seu próprio rosto e coloca a mão da mamãe ou do papai em sua boca. Depois desse alto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixa, se arrastar para frente e para trás.

6º meses

Normalmente entre: 

22 ½ – 26 ½  semanas

Relações

Agora seu bebe já tem maior controle cobre os movimentos dos braços e penas e testará as consequências de algumas ações, como por exemplo, jogar um objeto no chão e ver o que acontece. Neste salto o bebê começa a perceber que a mamãe não faz parte dele, que são dois seres individuais.

7º meses

Normalmente entre: 

33 ½ – 37 ½  semanas

Categorias

Agora seu bebê observará tudo a sua volta e estudará cada detalhe passando a categorizar as coisas ao seu redor, um cachorro por exemplo, não é um cavalo.  Ele passará a interagir mais com as pessoas e a compreender melhor o significado das palavras ditas para ele. Os bebês também ficam mais “temperamentais” e expressão mais suas vontades.

10º meses

Normalmente entre: 

41 ½ – 46 ½  semanas

Sequências

Esse salto será gigantesco e implicará em uma grande mudança, se antes o seu bebe apenas desmontava e jogava as coisas, agora ele tentará montar pela primeira vez em sua vida. Ele também passará a querer fazer as mesmas coisas que os pais fazem. Alguns bebês já começam a caminhar.

11º meses

Normalmente entre: 

50 ½ – 54 ½  semanas

Brincando com objetos

Seu bebê tentará falar mais palavras e tentará te imitar com mais clareza. Ele agora já começa a entender melhor o mundo a sua volta e tenta interagir com ele.

14º meses

Normalmente entre: 

59 ½ – 64 ½  semanas

Princípios

Seu bebês já combina palavras e tenta expressar em gestos o que deseja, como apontar para um objeto. Ele também começa a entender algumas instruções como mandar beijo e dar tchau.

18º meses

Normalmente entre: 

70 ½ – 76 ½  semanas

Controle o seu corpo

Quando: +/- 1 ano e 6 meses

Seu bebê começa a usar mais palavras regularmente, Inicia jogos, aponta as partes do corpo quando perguntado e sabe até mesmo responder a instruções como “me dá um beijo”.

O que são Picos de crescimento?

Muitas mamães de primeira viagem (e até as de segunda) podem confundir Picos de Desenvolvimento com Picos de Crescimento. O primeiro está relacionado ao aprendizado de novas habilidades. Já o segundo, tem relação com fases de crescimento do bebê, como altura e peso.

Mas de fato, a comparação pode acontecer principalmente porque alguns dos sinais dos dois picos são muito parecidos. No Pico de crescimento seu bebê também pode acordar mais vezes durante a noite, pode querer mamar mais e com mais vigor, pode ficar irritado e mais agitado. Essas são características clássicas de ambos os picos.

Da mesma forma que acontece as fases de picos de desenvolvimento, a mamãe deve manter a rotina do bebê, dar conforto, afeto e manter-se calma, pois isso vai passar.

Fases de pico de crescimento:

7-10 dias
2-3 semanas
4-6 semanas
3 meses
4 meses
6 meses
9 meses (mais ou menos).

Quer saber mais sobre Saltos de Desenvolvimento?

*imagem ilustativa - E-book enviado em formato digital

Baixe agora o E-Book Salto de Desenvolvimento.

100% GRATUITO e receba em seu e-mail!

Fique tranquilo(a), seu e-mail estará TOTALMENTE SEGURO!