Assim que descobrirmos a gravidez, uma das primeiras dúvidas e medos que surgem são relacionados a amamentação. Pode ser pelo fato de machucar o peito, o medo do bebê não “pegar” de forma correta, ou ainda ter um leito que seu bebê não se satisfaça.
Eu, assim como você também tive esses medos. Mas fique tranquila, é muito mais fácil e simples do que você pode imaginar.
Logo nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Ele deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, o bebê irá fazer seu próprio o horário. Com alguns cuidados, a amamentação não machuca o peito e fica mais fácil para o bebê retirar o leite.
Abaixo temos 9 dicas para amamentar o seu bebê da forma mais correta.
Dicas para amamentar:
1 – A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê se sintam confortáveis. A amamentação deve ser prazerosa para a mãe e para o bebê.
2 – O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres.
3 – A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.
4 – Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola (parte escura em volta do mamilo) na parte de cima da boca do que na de baixo.
5 – Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fi que satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.
6 – O leite do início da mamada tem mais água e mata a sede; e o do fi m da mamada tem mais gordura e, por isso, mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.
7 – No início da mamada, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e, assim, esvazia melhor a primeira mama oferecida. Por isso, é bom que a mãe comece cada mamada pelo peito em que o bebê mamou por último na mamada anterior. Assim, o bebê tem a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.
8 – Quando for preciso tirar o bebê do peito, para que ele solte o mamilo sem machucá-lo, a mãe pode colocar o dedo mínimo no canto da boca do bebê, entre as gengivas.
9 – Depois da mamada, é importante colocar o bebê na posição vertical para que ele possa arrotar.
Atenção
• Não há necessidade de usar mamadeiras e chupetas, pois podem atrapalhar a amamentação do bebê. Além disso, podem causar doenças, problemas na dentição e na fala.
• É importante a mãe se cuidar bem, evitar bebidas alcoólicas e cigarro.
• Os remédios que a mãe toma podem passar para a criança; por isso, ela só deve tomar medicamentos com orientação médica.
• Se a mãe precisar usar método para evitar uma nova gravidez, ela deve procurar o serviço de saúde.
• No momento da amamentação, é importante que a mãe converse, faça carinho e dê atenção à criança.
*Fonte: Ministério da Saúde
Vi só? Não é nenhum bico de 7 cabeças… Aproveite e veja nossas demais postagens sobre amamentação e fique ainda mais informada.