Um novo começo
Os dias posteriores ao nascimento de um filho são cercados de expectativas, medos, ansiedade e de todas as sensações possíveis e imagináveis. Em um momento você entra na maternidade e no outro sai dela com um ser em seus braços, totalmente dependente de você. Seu colo e sua amamentação se tornam seu porto seguro, se tornam a extensão do que até então era a única coisa conhecida, seu útero.
Mas as semanas passam rápido, me lembro muito bem, meu filho sempre teve seus horários bastante definidos, hora das sonecas, do banho, hora de ir dormir à noite. De um momento para o outro, tudo pareceu desabar, ele estava mais carente, procurava ainda mais o colo, acordava mais vezes do que o habitual a noite, parecia em certos momentos irritado. É nessa hora que começa a bater o desespero, a final o que eu poderia estar fazendo de errado, ou então, o que mudou para o que até então havíamos conquistado, ter sumido de uma hora para outra.
Mas não, não era algo que eu tenha feito. Era apenas a natureza fazendo com que meu filho se desenvolvesse, fazendo com que o meu filho tivesse a capacidade de ter novas habilidades. São os chamados Saltos de Desenvolvimento.
*O trecho acima faz parte da introdução do E-book Saltos de Desenvolvimento. Saiba mais Clicando Aqui.
O que são saltos de desenvolvimento do bebê
Basicamente são novas habilidades que seu bebê adquiri ao longo dos primeiros meses de vida. Essas novas habilidades são naturais e muito importantes para o crescimento e aprendizado do bebê.
Os Saltos de Desenvolvimento do bebê pode acarretar alterações no sono, chorro sem motivos aparente, maior irritabilidade, alterações no apetite, maior apego aos pais, entre outras coisas.
O que são Habilidades?
Os saltos estão diretamente ligados as novas habilidades que o seu bebê adquiri, com por exemplo; começar a segurar um objeto, rolar, expressar seus primeiros barulhos, enxergar melhor, dar os braços, e muito mais.
Essas mudanças acarretam grandes alterações nas sensações e sentimentos até então desconhecidos pelos bebês, e eles não entendem por que essas novas habilidades estão ocorrendo, tão pouco como controlá-las.
E o Salto de Desenvolvimento, quanto tempo dura?
Normalmente os saltos duram de uma semana a quatro semanas. Mas isso pode variar de bebê para bebê.
Salto de Desenvolvimento 4 meses
O que acontece neste Salto?
Bem vinda(o) ao um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo se estender por até 6 semanas. Neste salto o bebê chora mais e apresenta mudanças de temperamento, durante esse período o bebê poderá exigir mais atenção e irá procurar o colo da mãe com maior frequência. Além de procurar a mãe quando ela não estiver em seu campo de visão.
Seu bebê também começa emitir aqueles grunhidos típicos de bebês, sabe? Agora ele consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo, colocá-lo na boca e passá-lo de uma mão para outra. Poderá tirar um pano do seu próprio rosto e colocar a mão da mamãe ou do papai em sua boca. Depois desse alto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixo, se arrastar para frente e para trás. Com a visão mais apurada, enxergará melhor figuras e objetos e começará a reconhecer o próprio nome.
Esse poderá ser um dos saltos mais marcantes, será um longo período de alterações no sono, cada vez mais comuns, seu bebê acordará mais vezes. Ele, ou ela, estará mais irritado e com alterações de humor mais perceptíveis.
Todos os Saltos de Desenvolvimento do bebê:
1 Mês – Entre 4 ½ – 5 ½ semanas
Sensações e as paisagens
O bebê sofre um rápido amadurecimento em seu metabolismo, órgão internos e sentidos. Sua visão melhora, ele consegue ver padrões em branco e preto e passa a se interessar mais pelo ambiente a sua volta.
2 Meses – Entre 7 ½ – 9 ½ semanas
Compreendendo os padrões
A visão passa a ficar mais desenvolvida, o bebê já é capaz de compreender melhor os padrões e fixar o olhar em figuras
3 Meses – Entr 11 ½ – 12 ½ semanas
Aprimorando suas habilidades
Seu bebê já consegue se virar quando ouve sons altos, além de conseguir ver um objeto com mais claramente e em distâncias maiores, antes ele só enxergava vultos em preto e branco. Seu pescoçinho está ainda mais durinho, ele já pode levar a mão na boca.
4 Meses – Entre 14 ½ – 19 ½ semanas
Eventos
Esse é um dos saltos mais longos (dura de 4 a 6 semanas), além de ser um dos saltos mais perceptíveis. Agora ele consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo, colocá-lo na boca e passá-lo de uma mão para outra. Poderá tirar um pano do seu próprio rosto e coloca a mão da mamãe ou do papai em sua boca. Depois desse alto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixa, se arrastar para frente e para trás.
6 Meses – Entre 22 ½ – 26 ½ semanas
Relações
Agora seu bebê já tem maior controle cobre os movimentos dos braços e penas e testará as consequências de algumas ações, como por exemplo, jogar um objeto no chão e ver o que acontece. Neste salto o bebê começa a perceber que a mamãe não faz parte dele, que são dois seres individuais.
7 Meses – Entre 33 ½ – 37 ½ semanas
Categorias
Agora seu bebê observará tudo a sua volta e estudará cada detalhe passando a categorizar as coisas ao seu redor, um cachorro por exemplo, não é um cavalo. Ele passará a interagir mais com as pessoas e a compreender melhor o significado das palavras ditas para ele. Os bebês também ficam mais “temperamentais” e expressão mais suas vontades.
10 Meses – Entre 41 ½ – 46 ½ semanas
Sequências
Esse salto será gigantesco e implicará em uma grande mudança, se antes o seu bebê apenas desmontava e jogava as coisas, agora ele tentará montar pela primeira vez em sua vida. Ele também passará a querer fazer as mesmas coisas que os pais fazem. Alguns bebês já começam a caminhar.
11 Meses – Entre 50 ½ – 54 ½ semanas
Brincando com objetos
Seu bebê tentará falar mais palavras e tentará te imitar com mais clareza. Ele agora já começa a entender melhor o mundo a sua volta e tenta interagir com ele.
14 Meses – Entre 59 ½ – 64 ½ semanas
Princípios
Seu bebê já combina palavras e tenta expressar em gestos o que deseja, como apontar para um objeto. Ele também começa a entender algumas instruções como mandar beijo e dar tchau.
18 Meses – Entre 70 ½ – 76 ½ semanas
Controle o seu corpo
Seu bebê começa a usar mais palavras regularmente, inicia jogos, aponta as partes do corpo quando perguntado e sabe até mesmo responder a instruções como “me dá um beijo”.
Como ajudar o bebê durante um salto de desenvolvimento ou Pico de Crescimento?
Dê apoio ao bebê. Cada salto é um desafio para os bebês, e a ajuda dos pais é indispensável para amenizar as emoções e sensações que seu bebê irá enfrentar.
Dê colo e carinho. Durante os saltos de desenvolvimento do bebê, é comum que eles fiquem mais “dengosos” e até “manhosos”. Portanto, não tenha medo de dar colo e aquele chamego especial que torna tudo mais fácil.
Evite comparações e lembre-se que cada bebê é único. Nós comentamos sobre quais são saltos de desenvolvimento dos bebês, mas essa é apenas uma estimativa. Isso significa que não costuma haver nada de errado no fato do seu filho demorar um pouco mais que outro bebê para desenvolver as habilidades citadas.
Seja paciente, pois os saltos passam. É inegável que os saltos do bebê também são mais cansativos para os pais, já que a demanda por atenção, tempo e cuidado cresce bastante. Porém, não se esqueça de que por mais demorado que seja algum salto, ele passa, além de ser algo indispensável para seu crescimento e desenvolvimento.